Genial/Quaest: 78% do mercado financeiro entrevistado espera piora na economia em 12 meses
16% esperam que o cenário fique igual, enquanto 6% acreditam em uma melhora
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15), revelou que a expectativa para 78% do mercado financeiro entrevistado é que a economia brasileira apresente uma piora nos próximos 12 meses. Outros 16% esperam que o cenário fique igual, enquanto 6% acreditam em uma melhora.
De acordo com o levantamento, em análise sobre a economia, 62% esperam melhora em 12 meses, 14%, que fique igual e 20%, piora. A última projeção da equipe econômica do governo para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 foi divulgada no fim de 2022, durante a gestão passada, e apresenta alta de 2,1%. O montante ficou bem acima do esperado por agentes financeiros.
Conforme as previsões do mercado, compiladas pelo Banco Central e publicadas no boletim Focus desta semana, era esperada uma alta de 0,89% no PIB deste ano.
A desaceleração projetada na economia é consequência, em grande parte, do efeito defasado da política monetária restritiva do Banco Central, que mantém a Selic em 13,75% ao ano, um patamar elevado como forma de conter a inflação.