'Geraldo Jr. contará com apoio de Lula', diz vereador do PT sobre eleições 2024

Em entrevista, vereador explicou mudanças de postura após oficialização do nome do vice-governador

Por Ane Catarine Lima
Ás

'Geraldo Jr. contará com apoio de Lula', diz vereador do PT sobre eleições 2024

Foto: Farol da Bahia/Ane Catarine

As próximas eleições municipais estão programadas para ocorrer em outubro deste ano e, com a proximidade do pleito, já é possível observar algumas mudanças de postura entre os membros do PT. Apesar das conversas iniciais indicarem que o partido buscaria uma representação na chapa governista liderada pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o líder do PT na Câmara, vereador Tiago Ferreira, disse ao Farol da Bahia que os membros do partido não farão disso um “cavalo de batalha". 

“O PT entende que é importante a sigla estar representada na chapa, mas também não acho que o partido vá fazer cavalo de batalha se o entendimento do grupo político for um outro partido”, disse.

O vereador, entretanto, salientou que a definição depende da orientação do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Sobre uma possível filiação de Geraldo Júnior ao PT, Tiago observou que o emedebista tem demonstrado uma mudança de postura, abraçando mais as ideologias de esquerda. Nesse sentido, ele defende que, caso os líderes dos partidos decidam, essa opção é possível.

“Essa é uma decisão do grupo político e dos líderes do PT e MDB. Geraldo vem se esforçando bastante. Ele mesmo tem dito que estava dentro de uma bolha e que tem conhecido a diferença dos programas do PT, governo que ele faz parte. Ninguém nasce sabendo. Se ele for um candidato que saiba ouvir os demais, é possível [que ele faça o perfil do partido]”, afirmou o vereador. 

Ao ser questionado sobre a mudança de postura, uma vez que anteriormente defendia com afinco a indicação de um candidato petista para prefeito de Salvador, Tiago explicou que, neste momento, o foco do partido é abraçar o nome escolhido pela cúpula governista como se fosse um representante do próprio partido.

"Agora, já é outra conversa. Quando os vereadores e o grupo político se reuniram com o governador, decidimos pela necessidade de uma candidatura única em Salvador para fazer frente ao atual prefeito. Quando nos submetemos a essa tese, existia a possibilidade de ser o candidato que o PT pretendia, como também tinha o risco de não ser o nosso candidato”, explicou o vereador.  

“O que ocorreu foi que a nossa tese perdeu. A tese de que teria que ser o candidato do 13 não prevaleceu, ficando o nome de Geraldo Júnior como candidato do grupo político. Dessa forma, nos restou trabalhar o nome de Geraldo Júnior”, completou. 

Apoio de grandes líderes

Apesar das críticas em torno do nome de Geraldo, Tiago Ferreira assegurou que há um esforço interno para enfrentar a eleição que, segundo ele, será “difícil”. Além disso, afirmou que Geraldo Júnior contará com o apoio de grandes líderes do PT, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner.

“Por ser uma escolha do grupo, acredito que todos os líderes partidários entrarão na campanha, o que trará competitividade. Eleição não se ganha de véspera, mas sim no momento. Será uma eleição dura. O prefeito Bruno Reis está na máquina, está bem avaliado, então não esperamos uma disputa fácil", concluiu. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário