Gestante e bebê morrem no parto em maternidade de Salvador
A gravidez era de risco e necessitava do parto cesáreo, porém, a família informou que os médicos forçaram um parto normal
Foto: Reprodução
A gestante Kevelli Barbosa, 22, faleceu com seu bebê durante trabalho de parto na maternidade Albert Sabin, em Salvador, na última semana. A operadora de caixa e residente do bairro de Nova Brasília esperava pela chegada da primeira filha, Laura Valentina e estava com 38 semanas de gravidez.
De acordo com relato de familiares, Kevelli tinha indicação de parto cesariano, mas foi induzida a ter um parto normal, por meio de um remédio para dilatação, para ser ingerida de quatro em quatro horas.
Ao total, ela ingeriu sete doses, aguardando por mais de 24 horas para que os medicamentos tivessem efeito. Mas, os batimentos cardíacos do bebê diminuíram e os médicos levaram a mulher para realizar a cesariana de emergência.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que a equipe de assistência adotou todos os procedimentos indicados para o caso e no momento, uma sindicância está sendo instaurada e o Comitê de Ética Médica irá solicitar apuração de forma imparcial.
Confira comunicado na íntegra:
A diretoria da Maternidade Albert Sabin manifesta profunda consternação diante dos óbitos ocorridos. A unidade esclarece que a gestante foi admitida na unidade conforme todos os protocolos indicados. Diferente do relatado, o parto realizado foi o cesáreo. Infelizmente, mesmo diante de todas as intervenções dos profissionais, intercorrências resultaram em óbito fetal e da mãe. Destaca-se que a equipe de assistência adotou todos os procedimentos indicados para o caso. Diante da causa não definida/indeterminada de óbito, a equipe de plantão elaborou relatório para avaliação em Sistema de Verificação de Óbito (SVO).
Uma sindicância está sendo instaurada e o Comitê de Ética Médica irá solicitar apuração de forma imparcial junto à Diretoria Geral como forma de avaliação transparente do caso para que se possa apresentar respostas mais claras e objetivas aos familiares.