• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Gil na ABL, perdão a Daniel Silveira e morte de criança yanomami estuprada; confira a retrospectiva de abril
Mundo

Gil na ABL, perdão a Daniel Silveira e morte de criança yanomami estuprada; confira a retrospectiva de abril

No quarto mês do ano, Gilberto Gil tomou posse na ABL, Bolsonaro concedeu indulto de perdão a Daniel Silveira e uma criança yanomami morreu após ser estuprada por garimpeiros

Por Lara Curcino
Ás

Gil na ABL, perdão a Daniel Silveira e morte de criança yanomami estuprada; confira a retrospectiva de abril

Foto: Montagem Farol da Bahia

O ano de 2022 foi marcado por novas oscilações da Covid-19, tensões políticas em diversos países, inclusive no Brasil, e finalizado com uma Copa do Mundo. Confira os principais acontecimentos de abril:

Primeiro dia sem casos de Covid na Bahia

O boletim diário da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia registrou no dia 4 de abril um dia sem casos de coronavírus registrado, pela primeira vez desde o início da pandemia. No mesmo documento, foram reportadas cinco mortes por causa da doença no período e 35 recuperações. Ao todo, 1.288 casos de Covid estavam ativos. 

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras

No dia 8 de abril, o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi empossado como novo ocupante da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo ao jornalista e advogado Murilo Melo Filho. Eleito com 21 votos no dia 4 de novembro do ano passado, Gilberto Gil prometeu estreitar os laços da Academia com a música e a cultura popular brasileira. O baiano Gilberto Passos Gil Moreira nasceu no dia 26 de junho de 1942, em Salvador, sendo filho primogênito do médico José Gil Moreira e da professora primária Claudina Passos Gil Moreira.

Enchente África do Sul

Mais de 400 pessoas morreram por causa das fortes chuvas e inundações que atingiram a África do Sul desde o dia 11 de abril. A tragédia ocorreu especialmente em KwaZulu-Natal, que inclui a cidade de Durban, onde uma ponte foi varrida, deixando pessoas presas em ambos os lados. Em outros locais, estradas racharam e fissuras profundas apareceram. Linhas de energia também foram afetadas, após usinas ficarem inundadas em eThekwini. Mais de 200 escolas foram afetadas e um milhão de pessoas foram prejudicadas pelas chuvas.

Bolsonaro concede perdão a Daniel Silveira

O presidente Jair Bolsonaro assinou, no dia 21 de abril, um decreto concedendo indulto de perdão ao ex-deputado federal Daniel Silveira, que estava preso e havia sido condenado no dia anterior pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e oito meses de prisão, por ataques à democracia, ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte. Também chamado de graça constitucional, o recurso anula a sentença penal, mas o mandato, que foi perdido por Silveira na condenação, permaneceu cassado. 

Após 20 anos, França reelege um presidente

No dia 24 de abril, a França reelegeu o presidente Emmanuel Macron. Esta foi a primeira vez em 20 anos que o mesmo mandatário foi escolhido para ocupar o cargo duas vezes consecutivas. Macron, de centro-esquerda, derretou Marine Le Pen, candidata da extrema-direita, com 58,55% dos votos. A taxa de abstenção mostrou um alto número de insatisfeitos com as duas opções dispostas: 28% da população não compareceu às urnas no segundo turno, maior número desde 2002. 

Criança yanomami morre após estupro

No dia 26 de abril, uma criança yanomami de 12 anos morreu após ser estuprada por garimpeiros que invadiram uma comunidade na região de Waikás, em Roraima, uma das mais atingidas pela entrada ilegal de mineradores entre as terras indígenas. O caso é investigado pela Polícia Federal, mas ainda sem resolução. Até o momento, ninguém foi preso. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário