Gilberto Gil diz que Preta morreu nos EUA e cuida da repatriação do corpo
Declaração foi divulgada nas redes sociais do artista.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em nota publicada em suas redes sociais, Gilberto Gil afirmou que sua filha, Preta Gil, morreu em Nova York e que a família está atuando no processo de repatriar o corpo da cantora. "Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas", diz ainda a nota publicada no Instagram do cantor.
— Gilberto Gil (@gilbertogil) July 21, 2025
Preta morreu neste domingo (20), aos 50 anos. Era empresária, apresentadora e um dos nomes mais populares da música e do mercado fonográfico brasileiro das últimas três década. Ela transitou por gêneros como axé, samba e pop. A informação foi confirmada à Folha pela equipe da artista. Preta recebeu um diagnóstico de câncer colorretal em janeiro de 2023 e tratava a doença desde então.
Filha do tropicalista Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria. O horário e o local de seu velório ainda não foram divulgados pelos familiares, que atualmente cuidam da repatriação do corpo da cantora. Enquanto realizava terapias, a artista chegou a participar da turnê "Nós, A Gente", que uniu três gerações da família Gil no mesmo show, e ainda da turnê em que seu pai se despediu dos palcos, "Tempo Rei".
Em entrevista à Folha, a cantora declarou que as apresentações faziam parte do seu processo de cura. "Estou enfraquecida, mas cada noite é uma dose de adrenalina, amor e afeto."