Gilmar Mendes acusa Ernesto Araújo de disseminar fake news no Twitter
Chanceler defendeu governo Bolsonaro sobre não ter relação com as mortes de Covid-19
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federa (STF), acusou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de disseminar notícias falsas (fake news) no Twitter, na noite dessa quarta-feira (10).
Araújo criticou uma matéria do serviço em inglês da rede da TV CNN, que publicou uma reportagem da situação da pandemia da Covid-19 no país, com o destaque para o recorde de mortes registrado ontem. Ao comentar em inglês ele postou: "A CNN entende tudo errado sobre o Brasil e o covid. Aqui estão os fatos: Após uma decisão do Supremo Tribunal de abril de 2020, os governadores dos Estados - não o presidente - têm, na prática, toda a autoridade para estabelecer / gerir todas as medidas de distanciamento social".
Horas depois, Mendes respondeu ao tuíte, também em inglês: "NOTÍCIAS FALSAS! A verdade é que o Supremo Tribunal Federal decidiu que as administrações federal, estadual e municipal têm competência para adotar medidas de distanciamento social. gerentes pelo desastre que enfrentamos".
A postagem do chanceler abriu uma série de tuítes em que ele trouxe números em defesa da atuação do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia.