Gilmar Mendes autoriza saída de Crivella do país

Passaporte do ex-prefeito do Rio de Janeiro tinha sido apreendido em dezembro de 2020

Por Da Redação
Ás

Gilmar Mendes autoriza saída de Crivella do país

Foto: Bruno Prado/AP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes decidiu, nesta sexta-feira (13), suspender a proibição do ex-prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella (Republicanos) de deixar o país. O ex-prefeito teve o passaporte apreendido em dezembro de 2020, após ser preso sob suspeita de corrupção e falsidade ideológica eleitoral. 

Em decisão, o magistrado argumentou que não há nenhuma notícia recente que aponte a possibilidade do "paciente se esquivar da aplicação da lei penal" e que ele responde aos atos do processo e cumpre todas as medidas cautelares de forma devida. 

"Considerando a natureza restritiva de liberdade da medida, entendo que esta deve buscar lastro, igualmente, em fatos contemporâneos que justifiquem a sua imposição, o que não é o caso dos autos, sobretudo por não haver nenhuma notícia recente da existência de qualquer fato que aponte para um possível risco de o paciente se esquivar da aplicação da lei penal – razão fundamental dessa decisão", disse Gilmar Mendes.

Em fevereiro, Crivella teve a prisão domiciliar substituída por medidas cautelares alternativas. Entre as medidas, ministro do STF determinou que o ex-prefeito não poderia manter qualquer tipo de contato com outros investigados e teria de comparecer periodicamente em juízo no prazo e nas condições fixadas pelo juiz de origem, para informar e justificar suas atividades, além de não ser autorizado a deixar o país. 

O ex-prefeito do RJ recebeu um convite do presidente Bolsonaro, em junho, para atuar como representante do Brasil na África do Sul. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário