Gilmar Mendes critica voto de Nunes Marques em julgamento de suspeição de Moro: "É indecência"
Nunes Marques votou contra
Foto: Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, se irritou nesta terça-feira (23), com o voto do colega Kassio Nunes Marques no julgamento de um recurso da defesa do ex-presidente Lula que pede a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. "É indecência falar em garantismo", disse Gilmar, ao se referir a um argumento utilizado por Nunes Marques. Segundo Nunes, usar as mensagens hackeadas de procuradores da Lava Jato seria validar o emprego jurídico de provas ilícitas.
"Isso não tem a ver com garantismo nem aqui nem no Piauí, ministro Kassio", afirmou Gilmar. Nunes Marques é do Piauí. "Para dizer que isso tem alguma coisa a ver com uso de prova ilícita, tem que buscar a justificativa no Código Penal da Rússia soviética, ministro Kassio", completou o ministro.
Até o momento, o placar de 3 votos a 2 pela rejeição da ação de Lula está formado. No entanto, os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia, que já haviam votado contra o pedido de suspeição, informaram em sessão no início do mês que farão uma nova manifestação de voto.