• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Gilmar Mendes diz que PEC da Segurança Pública é "grande destaque" da atuação do poder público

Gilmar Mendes diz que PEC da Segurança Pública é "grande destaque" da atuação do poder público

Para ministro, proposta em tramitação na Câmara apresenta boa resposta ao crime organizado

Por Da Redação
Às

Atualizado
Gilmar Mendes diz que PEC da Segurança Pública é  "grande destaque" da atuação do poder público

Foto: Felippe Sampaio/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta-feira (8) que a PEC da Segurança Pública é o "grande destaque" da atuação do poder público contra o crime organizado no Brasil, pois apresenta uma "resposta estrutural" e "de longo prazo" ao problema.

"A PEC busca modernizar a estrutura constitucional da segurança pública no país, fortalecendo a atuação integrada das forças de segurança e promovendo a cooperação no combate ao crime organizado", disse.

O magistrado acrescentou que a proposta é importante porque o crime se tornou mais sofisticado e internacionalizado nos últimos anos, aprendendo a "transitar" entre a economia legal e a ilegal.

Como exemplo, citou a recente revelação do complexo esquema do PCC (Primeiro Comando da Capital) para lavagem de dinheiro envolvendo postos e distribuidoras de combustíveis em São Paulo.

•LEIA MAIS: Entenda em oito pontos as mudanças previstas na PEC da Segurança

Entenda

A PEC foi enviada pelo governo ao Congresso Nacional em abril deste ano e segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

A proposta tem sido bastante criticada por governadores e congressistas, que argumentam que o texto retira autonomia dos Estados e dá maior poder à União no contexto da segurança pública.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou que pretende aprovar a PEC ainda neste ano.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Augusto Galvão Rogério de Souza
O quê um Juiz de Tribunal Superior (?) tem que se manifestar sobre um assunto que é da competência do Legislativo, que foi eleito para tratar desses ( e de outros) assuntos?

Faça seu comentário