• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Gilmar Mendes suspende todos os processos na Justiça que pedem liberação de armas após decreto de Lula
Política

Gilmar Mendes suspende todos os processos na Justiça que pedem liberação de armas após decreto de Lula

A constitucionalidade do decreto foi reconhecida na quarta-feira (15) à noite

Por Da Redação
Ás

Gilmar Mendes suspende todos os processos na Justiça que pedem liberação de armas após decreto de Lula

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu na noite de quarta-feira (15), a validade do decreto assinado pelo presidente Lula, em 1º de janeiro deste ano, que suspende o registro de armas para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). Contudo, o julgamento final ainda depende do plenário da Suprema Corte.

O governo petista havia pedido para o STF reconhecer a constitucionalidade do decreto, após instituições que defendem os CACs recorrerem à Justiça contra a suspensão do registro das armas.

A partir da decisão de Mendes, fica suspensa a eficácia de qualquer entendimento judicial que tenham liberado as armas, além do julgamento de todos os processos em curso sobre a legalidade do decreto.

O decreto assinado por Lula suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares, restringe os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido, suspende a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro, suspende a concessão de novos registros de colecionadores, de atiradores e de caçadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário