• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Giovani Cidreira inicia nova fase com lançamento de single e anuncia websérie
Bahia

Giovani Cidreira inicia nova fase com lançamento de single e anuncia websérie

Música ‘Nebulosa’ faz parte do seu novo projeto

Por Ane Catarine Lima
Ás

Giovani Cidreira inicia nova fase com lançamento de single e anuncia websérie

Foto: Divulgação

O artista baiano Giovani Cidreira, que passa a assinar seus novos trabalhos como GIO, disponibilizou nesta semana a sua nova música ‘Nebulosa’ em todas as plataformas de streaming. A faixa, mais uma parceria do artista com o produtor Benke Ferraz e sua conterrânea, a cantora Jadsa, abre caminho para uma série de lançamentos relacionados ao seu novo disco ‘Nebulosa Baby’, que conta com 13 faixas inéditas e será lançado no dia 17 de Junho.  

Ainda no primeiro semestre deste ano, além do disco Nebulosa Baby, o artista lançará um álbum visual (curta metragem ficcional, dirigido em parceria com Og Cruz) e uma websérie documental, dirigida por Safira Moreira, que une os projetos anteriores de um forma mais profunda, mostrando a ancestralidade periférica e nordestina do cantor. Em entrevista ao Farol da Bahia, GIO disse que a websérie, além de mostrar a produção musical e os bastidores do álbum, vai desvendar toda a parte conceitual por trás das músicas que o compõem.

“A websérie servirá para contar as histórias por trás das minhas músicas. Essas histórias são as pessoas, a minha família, as minhas origens e tudo que envolve um poder no qual acredito muito, que é o poder ancestral. Acredito que a gente nasce com a força da intuição e da imaginação e com o tempo a gente vai perdendo por conta de todo um sistema”, explicou. 

“A obra foi construída a partir da falha do sistema e teve que se adaptar à pandemia. A ideia inicial era a gente ir às ruas encontrar as pessoas, mas isso não pôde acontecer. Então, eu tive que abrir o meu baú e desvendar arquivos secretos. Coisas que eu gravei na casa de minha avó em Santo Amaro da Purificação, por exemplo, e coisas que eu tinha gravado na casa de meu pai no bairro de Valéria, em Salvador, que foi onde eu cresci. Também usei coisas que gravei em eventos que já participei, áudios da família e amigos no WhatsApp… Juntei todas essas coisas do dia a dia para produzir a websérie, que é um projeto documental mesmo”, disse.

Como descreveu GIO, a websérie se torna um documento, uma memória da ancestralidade e de toda a construção que resulta no novo disco. Em um retorno às comunidades, o artista expõe como o futuro na filosofia de vida, estética, cultura e cosmologias não ocidentais estão traduzidas nas suas falas, experiências e composições. O projeto destaca a potência da coletividade e das habilidades artísticas presentes nas periferias de Salvador e do Brasil.

A websérie será lançada no dia 19 de maio no YouTube e contará com quatro episódios, a serem lançados sempre às quartas até o dia 9 de junho. A obra contará ainda com um episódio ao vivo, em formato de reunião aberta ao público do Zoom, no dia 14 de junho. Todo o projeto será lançado pelo selo RISCO.

Música Nebulosa

A música que deu início ao projeto, inicialmente, aparece como uma balada romântica é, como o nome sugere, uma nuvem densa de sentimentos, lirismo e beleza, em uma mistura única de pop romântico, ao estilo anos 90, com referências do R&B e do pagodão baiano. Nebulosa promete levar o ouvinte para uma noite fria e reflexiva, até ser assumida por Jadsa (voz) e Filipe Castro (percussão), em um momento que possibilita um teletransporte para um universo mais sensual, como o das festas de largo de Salvador. 

“Estou introspectivo, musicalmente mais desenvolvido e volto a abrir meu coração para falar abertamente sobre os fantasmas que me assombram: violências, amores perdidos e abuso de drogas.  Retorno para deixar clara a minha preocupação e reflexão sobre mim e sobre o futuro de um mundo que cessa a vida de jovens, como eu, diariamente”, disse GIO.

 Assista: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário