Globo de Ouro: Fernanda Torres e 'Ainda estou aqui' disputam premiação neste domingo (5)
Prêmio será transmitido a partir das 22h
Foto: Reprodução/Sony Pictures
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui’ e a atriz Fernanda Torres disputam, neste domingo (5), o Globo de Ouro, um dos principais prêmios do cinema.
O prêmio da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood será transmitido no Brasil a partir das 22h, simultaneamente no canal TNT, na televisão por assinatura, e via streaming, na Max.
• 'Ainda Estou Aqui' entra na lista de pré-indicados ao BAFTA, o 'Oscar britânico'
• Revista norte americana diz que Fernanda Torres é a atriz favorita a vencer o Globo de Ouro
Fernanda Torres disputa o prêmio de melhor atriz em filme de drama, com Nicolle Kidman (pelo filme "Babygirl"), Kate Winslet ("Lee"), Angelina Jolie ("Maria"), Tilda Wilson ("O quarto ao lado") e Pamela Anderson ("The last showgirl"). Segundo a revista Variety, Fernanda é a favorita ao prêmio.
Já "Ainda Estou Aqui" é um dos seis indicados na categoria de melhor filme de língua não inglesa, e concorre com o italiano "Vermiglio"; o francês "Emilia Pérez"; o indiano "Tudo que Imaginamos como Luz"; o dinamarquês "A Garota da Agulha"; e o alemão "The Seed of the Sacred Fig" ("A Semente do Figo Sagrado", em tradução literal).
O longa é inspirado no livro do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, sobre a família dele, e conta a história real da brasileira Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro), que se tornou ativista dos Direitos Humanos depois da morte do marido, o deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello), assassinado pela ditadura militar em 1971.
Dirigido por Walter Salles, o filme já ganhou sete prêmios, incluindo o troféu de melhor roteiro no Festival de Veneza, e foi assistido por mais de 3 milhões de pessoas nos cinemas brasileiros.
Este é o quarto filme de Walter Salles indicado ao Globo de Ouro. A primeira indicação foi com "Central do Brasil", em 1999, que ganhou a categoria melhor filme de língua não inglesa.
À época, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, interpretou a protagonista Dora e concorreu como melhor atriz de filme dramático, mas não levou o prêmio. As duas são as únicas brasileiras já indicadas nesta categoria.
São 334 votantes no prêmio, sendo 25 deles brasileiros, o equivalente a 7,5% do júri, composto por jornalistas especializados em entretenimento de 85 países.