GM anuncia produção de carros elétricos no Ceará
SUv compacto EUV Spark será o primeiro mas não o único

A General Motors (GM) anunciou hoje que o novo Chevrolet Spark EUV será montado no Brasil, mais especificamente no polo automotivo de Horizonte, no Ceará. O modelo, que virá da China em kits do tipo SKD (semi-desmontado), será montado localmente antes do final de 2025. Além do Spark, o novo Captiva elétrico também será produzido na unidade.
A parceria da montadora com outras empresas para a montagem já é aplicada com sucesso em mercados uruguaio e também no leste europeu. A revista o mecânico acompanha o lançamento do Spark EUV e conversou com o presidente da América do Sul, Santiago Chamorro.
O complexo industrial em Horizonte, anteriormente operado pela Troller, estava inativo desde 2021 e agora será reativado com foco em veículos com tecnologias avançadas. A iniciativa marca o primeiro polo automotivo do Brasil dedicado exclusivamente à montagem de modelos com motorização alternativa e novas soluções tecnológicas.
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, destacou a importância estratégica do projeto:
“O Spark fará parte do processo de industrialização no primeiro polo automotivo voltado para novas tecnologias no país, localizado no Ceará.”
A montagem será realizada por meio de uma parceria entre a GM e a Comexport, empresa especializada em comércio exterior e logística. O modelo de operação, que já é adotado em países como Uruguai e diversas nações europeias, chega agora ao Brasil como uma solução inovadora para viabilizar a produção local de veículos importados.
Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, reforçou que os preparativos estão avançados:
“Estamos finalizando a adequação do maquinário e a linha de montagem. A produção terá início em breve, e o polo tem capacidade para montar até 30 mil veículos por ano.”
Com essa iniciativa, a GM reforça sua aposta na eletrificação e na regionalização da produção, trazendo mais competitividade para o mercado brasileiro de SUVs compactos eletrificados. Também há chance da GM montar modelos híbridos na fábrica cearense. “Temos um carro na Colômbia que é híbrido e roda mais de 1800km com um tanque”, adiantou Chamorro.