GM retoma produção em São Caetano do Sul após 48 dias
Fábrica mais antiga da montadora no país reativa produção do Tracker mas 3 unidades seguem paralisadas
Após 48 dias de suspensão das atividades como medida de proteção contra a pandemia do coronavírus (COVID-19) a GM anunciou a retomada da produção em São Caetano do Sul, cidade da grande SP. A paralisação das linhas foi iniciada no dia 30 de março como medida de contenção do avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Apesar da retomada, as fábricas de Joinville/SC (divisão de motores), Gravataí/RS (Onix) e São José dos Campos/SP (S10 e Trailblazer) não tem prazo para reativar as linhas de produção segundo a montadora.
Como medida preventiva, a GM tomará os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no distanciamento dos colaboradores, monitoramento das condições de saúde, medição constante de temperatura, desinfecção constante dos locais de trabalho e até dos ônibus que transportam as equipes entre outros. Os protocolos adotados seguem as regras já usadas em outras fábricas da GM na China e na Coreia do Sul.
Os novos procedimentos "foram testados pelas equipes que estão nas fábricas consertando respiradores. Por isso, estamos muito seguros de que as medidas tomadas são eficazes e que estamos oferecendo o melhor ambiente de trabalho para os nossos empregados", comenta Luiz C. Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul. "Também por isso, estamos disponibilizando o nosso guia de orientação para empregados com o intuito de difundir boas práticas que podem ser úteis para outras entidades e para a comunidade em geral na luta contra a Covid-19", complementa.
No Nordeste a FCA reativou a linha de produção da unidade da Jeep em Pernambuco. A Ford mantém a fábrica de Camaçari fechada.