Google anuncia abandono de ferramenta da Apple que rastreia navegação de usuários do iPhone
Anuncio foi feito nesta quarta-feira (27) no blog da Alphabet

Foto: Reprodução/Getty Images
Os aplicativos do Google para iPhone, como o Maps e o YouTube, deixarão de usar uma ferramenta da Apple que permite a personalização de anúncios, evitando uma notificação da Apple que informa que a navegação dos usuários está sendo rastreada. A medida foi informada em publicação no blog da Alphabet, dona do Google, nesta quarta-feira (27), pouco antes de a Apple começar a aplicar novas regras de transparência de rastreamento.
O código pode ser essencial para determinar a quem exibir um anúncio e rastrear se isso os levou a fazer uma compra, por exemplo. Mas a Apple disse que agora exigirá que os aplicativos informem os usuários por meio de uma mensagem pop-up para obter seu consentimento para acessar seu IDFA. O Facebook e outros desenvolvedores de aplicativos estão preocupados que o aviso possa desencorajar os usuários de concordar com o rastreamento e prejudicar as vendas de anúncios.
Contudo, a companhia alertou em seu blog que editoras e anunciantes que contam com seu software de anúncios para dispositivos móveis terão resultados mais fracos sem acesso ao IDFA. Embora o Google esteja desenvolvendo alternativas para clientes, elas podem não ficar prontas imediatamente, disse a empresa.
O Google acrescentou também que os clientes podem usar seu software independentemente de mostrarem a notificação e obterem o consentimento necessário, e não está fazendo recomendações sobre o que devem fazer. A Apple não comentou o assunto.