Google aponta que brasileiros têm aumentado interesse por proteção de senhas
Em relação aos cinco anos anteriores, as pesquisas pelo “gerenciador de senha” saltaram 523% no país
Foto: Pexels
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Trends, em 2021, as buscas pelos termos “gerenciador de senha” e “autenticação em dois fatores” apareceram em maior número, desde o início da série histórica, em 2004.
A empresa afirmou que, na comparação direta com 2020, a preocupação das pessoas no país com o gerenciador dobrou, enquanto com a dupla autenticação subiu 33%.
Em relação aos cinco anos anteriores, as pesquisas pelo “gerenciador de senha” saltaram 523% no Brasil. A alta foi mais significativa do que a registrada em todo o mundo (+ 110%) também no mesmo período. Mesmo assim, o Brasil ainda é o 31º país no ranking das nações que mais pesquisam por “gerenciador de senha” dos cinco anos avaliados.
A "autenticação de dois fatores" também registrou +475% de crescimento, durante o período. O “vazamento de senha” passou a despertar quatro vezes mais interesse das pessoas. O crescimento foi de +299%. Ante 2020, o crescimento foi de +147%. Já as procuras por “senha forte” triplicaram nos últimos cinco anos (+239%). O assunto também bateu recorde em 2021, quando registrou um aumento de +66%.
Para auxiliar no processo de segurança, a Google lançou o Gerenciador de Senha, que tem objetivo de ajudar as pessoas a adotarem senhas fortes e diferentes para cada login, sem que para isso todos tenham que guardar combinações complexas na cabeça. O software usa a mais recente tecnologia de segurança, baseada em IA, para armazenar e proteger senhas.