Google cria medida de contenção contra aplicativos que usam permissões sem necessidade
A mudança serve especialmente para launchers, antivírus e otimizadores de desempenho
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Google informou que começou a vigorar no sistema Androide uma medida de contenção para aplicativos (apps) que usam permissões de forma desnecessária, intitulado de QUERY_ALL_PACKAGES. O componente tem a função de permitir que programas consigam acessar a lista de aplicativos baixados no celular. A mudança serve especialmente para launchers, antivírus e otimizadores de desempenho.
A mudança foi proposta pois em versões anteriores do sistema, apps poderiam conferir a lista de instalações sem qualquer restrição, criando uma enorme brecha em privacidade. Com a lista de aplicativos em mãos, aplicativos mal intencionados poderiam determinar perfis de usuários e vender dados para direcionamento de publicidade, sem o conhecimento ou permissão do usuário.
A empresa de tecnologia anunciou desde o ano passado que fecharia cerco contra esses aplicativos. Na ocasião, o Google se comprometeu a suspender e retirar programas da Play Store se não dessem uma boa justificativa para o uso do QUERY_ALL_PACKAGES. As informações são do CanalTech.
De acordo com a empresa, para justificar o uso da permissão especial, os desenvolvedores precisam explicar a necessidade do recurso por escrito e num pequeno vídeo demonstrativo. Donos de aplicativos que não se manifestarem arriscam ter o app removido da Play Store.
A função é indispensável para categorias específicas, como antivírus, launchers, apps de acessibilidade — nesses casos, manter o recurso ativo não deve ser um problema. As mudanças passam a ser efetivadas em 1º de junho ainda deste ano.