Google desativa recurso de propagandas via mensagens após queixas
Usuários reclamavam do excesso de anúncios na caixa de mensagens
Foto: Reprodução/Banco de Imagens
O Google interrompeu na última quarta-feira (1) o sistema de propagandas via mensagens do tipo RCS na Índia, após o número de reclamações de usuários sobre o excesso de anúncios na caixa de mensagens aumentarem expressivamente.
A alta das reclamações aconteceu principalmente nos últimos meses, contra a medida que funciona como uma espécie de "SMS" avançado.
A medida foi implementada como uma estratégia do Android para vencer plataformas como o WhatsApp e o Telegram, trazendo os mesmos recursos. Assim, o serviço de mensagens permite que o uso de emojis, imagens e outros símbolos, além de fazer a cobrança na franquia diretamente de dados do celular.
O RCS, no entanto, não está livre de propagandas, golpes e mensagens de spam, assim como acontecia com o SMS.
Na Índia, a quantidade registrada pelos usuários locais aconteceu em um número fora do normal, assim, o Google teve que interromper a função. Os usuários ainda podem usar o chat normalmente.
“Estamos cientes de que algumas empresas estão abusando de nossas políticas anti-spam para enviar mensagens promocionais a usuários na Índia. Estamos desativando esse recurso enquanto trabalhamos com o setor para melhorar a experiência dos usuários.”, informou um funcionário do Google ao site Gadgets360.