Google e Apple disputam controle das buscas em iPhones
A relação complexa entre as duas empresas, que são simultaneamente parceiras e concorrentes, está sob análise em um processo
Foto: Reprodução/Bocanada Films/Shutterstock
Durante anos, o Google observou de perto os avanços tecnológicos da Apple em sua busca, e os receios se intensificaram em 2021 quando o Google desembolsou cerca de US$ 18 bilhões para manter seu mecanismo de busca como padrão nos iPhones. Documentos internos analisados pelo The New York Times revelam que o Google planejava conter as ambições da Apple, inclusive explorando maneiras de minar o Spotlight, sistema de busca da Apple, e aproveitar uma nova lei europeia para competir de forma mais agressiva.
A relação complexa entre as duas empresas, que são simultaneamente parceiras e concorrentes, está sob análise em um processo antitruste histórico movido pelo Departamento de Justiça dos EUA e dezenas de estados. Os documentos analisados mostram que o Google compreendeu o impacto dos acordos-padrão em direcionar o tráfego para seu mecanismo de busca e como essa estratégia poderia ser utilizada contra a Apple.
Embora o Google tenha minimizado a influência desses acordos em seu sucesso, os documentos revelam uma estratégia para criar sua própria versão do Spotlight, ao mesmo tempo em que buscava persuadir reguladores europeus a abrir o sistema da Apple. A Lei dos Mercados Digitais da UE ofereceu uma oportunidade para o Google explorar maneiras de competir mais efetivamente com a Apple.