• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Google financia anúncios em sites que publicam fake news sobre eleição no Brasil, diz levantamento
Mundo

Google financia anúncios em sites que publicam fake news sobre eleição no Brasil, diz levantamento

O relatório é da ProPublica, em parceria com a Folha e o NetLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por Da Redação
Ás

Google financia anúncios em sites que publicam fake news sobre eleição no Brasil, diz levantamento

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um relatório da ProPublica, em parceria com a Folha e o NetLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), revelou que o Google financia 80% dos sites que publicam fake news sobre supostas fraudes eleitorais, Covid e vacinas, quando estão entre os mais compartilhados no Brasil.

Como mostra o levantamento que inclui sites que já tiveram conteúdo classificado como falso por agências de checagem filiadas à Rede Internacional de Checagem de Fatos, 24 deles conseguem monetização através de anúncios do Google.

Conforme as regras da própria empresa, é proibida a monetização de conteúdo com "afirmações que são comprovadamente falsas e podem prejudicar a participação ou a confiança no processo eleitoral" ou "que promove afirmações nocivas à saúde ou alegações relativas a uma crise de saúde pública que contrariam o consenso científico".

A investigação global da ProPublica, que será disponibilizada também neste sábado (29), afirma que, apesar de a plataforma dizer que trabalha no combate à desinformação no mundo, o Google ajudou a sustentar esses sites em partes da Europa, América Latina e África,

"Enquanto o Google permitir que sites, canais e quaisquer outros tipos de fontes de desinformação tenham a opção de se monetizar através dos anúncios do Google, a empresa está não só contribuindo para a disseminação de fake news, como está ajudando a financiar a indústria da desinformação", destaca Marie Santini, coordenadora do NetLab.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.