Google libera prévia da atualização do Android 11
Sistema pode ser instalado apenas em celulares Pixel
Foto: Reprodução
O Google liberou, nesta quarta-feira (19), a prévia da primeira versão de desenvolvedores do Android 11. A atualização antecipa recursos e funcionalidades que devem aparecer na edição final do sistema operacional, como melhor controle de permissões a aplicativos, bolhas para mensageiros e performance aprimorada em redes 5G.
A prévia pode ser instalada manualmente apenas em celulares da linha Pixel. O Android 10 já traz o modo de ativação do chamado modo escuro, mas o recurso só funciona de forma manual. A novidade do Android 11 é o suporte a um recurso de agendamento: quem preferir, pode configurar um horário para que o celular automaticamente alterne entre as interfaces escura e clara.
Outra novidade do Android 11 é a possibilidade de impedir que aplicativos interrompam a gravação de vídeos com notificações que fazem o celular produzir sons e vibrar. A atualização vem com uma série de novidades relacionadas a aplicativos de mensagens. Uma das mudanças mais significativas é a capacidade de responder mensagens diretamente pelas notificações, que passam a contar com uma área dedicada chamada de "Conversations". Com a novidade, se torna possível manter conversas e responder a contatos de apps diferentes por meio da área de notificações, sem nunca precisar abrir os respectivos aplicativos.
O recurso também permite o envio de imagens e vídeos pela estrutura: dessa forma, torna-se possível enviar uma captura de tela ou uma fotografia para o contato direto pela notificação, sem precisa acessar o app.