Google retira Fortnite da loja de aplicativos Google Play
Jogo também foi banido pela Apple da App Store
Foto: JOHANNES EISELE / AFP
O Google decidiu nesta sexta-feira (14), retirar o game Fortnite da loja de aplicativos, a Google Play após a Epic, desenvolvedora do jogo, tentar burlar o sistema pagar a comissão a empresa. A mesma decisão já havia sido tomada pela Apple, que tirou o jogo do App Store pelos os mesmos motivos.
De acordo com as empresas de tecnologia, os desenvolvedores devem pagar às plataformas de download de aplicativos uma comissão de 30% sobre as transações dos usuários. Na tentativa de burlar os sistemas, a Epic Games instalou um método de pagamento alternativo, que permitia aos jogadores economizar dinheiro ao evitar os sistemas integrados pré-determinados e obrigatórios.
"Para desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas e mantêm a loja segura para os usuários. Embora o Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo no Google Play porque viola nossas políticas", disse o Google em comunicado.
Porém o Google, estima um possível acordo futuro, dizendo que pode "continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play". Já a Epic Games decidiu, em resposta, levar o Google aos tribunais. O Fortnite já foi jogado por cerca de 350 milhões de pessoas no mundo todo desde seu lançamento em 2017. O jogo se baseia em personagens virtuais que tentam sobreviver buscando armas e recursos enquanto tentam eliminar os “inimigos”.