Google só permitirá anúncios de apostas de empresas registradas a partir de segunda-feira (30)
Medida foi anunciada pelo Ministério da Fazenda
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A partir de segunda-feira (30), o Google aceitará anúncios de apostas virtuais apenas de empresas registradas no Ministério da Fazenda. A medida foi anunciada na sexta-feira (27), com a atualização da política de anúncios da plataforma para jogos de azar no Brasil.
A mudança alinha o Google à portaria do Ministério da Fazenda, que suspenderá, a partir de 1º de outubro, a operação de empresas de apostas que não solicitaram autorização para atuar no país. Empresas que pedirem a licença até o final de setembro, mas ainda não operam no Brasil, terão de aguardar até janeiro de 2025 para começar a funcionar, caso recebam a aprovação.
De acordo com o Ministério da Fazenda, a suspensão temporária das atividades visa separar as empresas idôneas das que operam de maneira irregular, especialmente após recentes investigações policiais.
As apostas virtuais ganharam destaque nos últimos dias após o Banco Central divulgar que beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em apostas apenas em agosto, valor que corresponde a 21,25% do total desembolsado pelo programa social no mesmo mês.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu providências de todos os ministérios envolvidos na regulamentação das apostas eletrônicas, com foco no combate à lavagem de dinheiro e à proteção das famílias contra o endividamento.