"Gorbeleza": movimento 'Vai Ter Gorda' faz exposição virtual para exaltar beleza da mulher gorda
Fotos buscam romper com as barreiras do preconceito e da gordofobia
Foto: Divulgação
Em homenagem ao Carnaval, que foi suspenso este ano por causa da pandemia, o movimento 'Vai Ter Gorda' faz uma exposição virtual para exaltar a beleza do corpo das mulheres gordas.
Tradicionalmente, na festa carnavalesca, é comum que mulheres "padrões" e "malhadas" apareçam como representação do Carnaval e em desfiles de escolas de samba.
A exposição, intitulada "Gorbeleza", visa enaltecer os corpos gordos e romper com as barreiras do preconceito e da gordofobia.
Para Adriana Santos, coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda, conselheira estadual dos direitos da mulher, modelo e Miss Plus Size 2011-2013, a exposição representa a libertação de paradigmas ao corpo da mulher gorda.
"É sempre uma honra participar de projetos que valorizem o corpo da mulher gorda, pois precisamos quebrar os padrões de beleza e os preconceitos que passamos diariamente. E a arte é um ambiente de transformação das formas, das cores e traz a reflexão para toda a sociedade sobre a diversidade e a pluralidade”, ressaltou.
Adriana Santos, junto com as ativistas Gilselene Araújo e Juliana Lago, tiveram os corpos pintados pelo artista plástico, Valdir Santos. O ensaio foi da fotógrafa Gabriela Dinigre.
A exposição pode ser conferida nas redes sociais do Movimento Vai Ter Gorda e pelo Instagram @vaitergorda. As fotos do ensaio estão sendo publicadas durante os dias de Carnaval.