Brasil

Governador do Amapá anuncia lockdown em todo o estado por dez dias

Medida passa a valer na terça-feira (19)

Por Da Redação
Ás

Governador do Amapá anuncia lockdown em todo o estado por dez dias

Foto: Ronaldo Brito/Rede Amazônica

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), decretou lockdown no estado a partir de terça-feira (19). Além do bloqueio total, em Macapá haverá rodízio de veículos com distinção entre placas ímpares e pares. O modelo é o mesmo utilizado em São Paulo.

A medida de fechamento terá validade de dez dias e poderão funcionar apenas atividades essenciais. Estão sujeitos a multas aqueles que burlarem a lei, ao deslocar sem motivos referentes a tais serviços. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) em entrevista coletiva concedida pelo governador e pelo prefeito de Macapa, Clécio Luís.

Eles alertaram para o colapso no sistema público e privado, com disponibilidade mínima de leitos, falta de equipamentos e profissionais.

“Não tem leitos nos hospitais, seja você rico, você pobre, na rede pública ou privada. Se tivesse o leito, não tem médico, equipamentos suficientes. Isso diz respeito a todos nós. Nas UBSs a gente tá acompanhando, superlotadas, médicos se revezando, mas não conseguem atender, porque no meio do atendimento normal aparecem pessoas em estado grave e como não tem leito, a gente vai atender”, disse Luís.

O Amapá já registra 3.428 casos do novo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de óbitos chega a 101.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário