• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo plano de segurança para Feira de Santana
Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo plano de segurança para Feira de Santana

Confirmação foi feita durante uma reunião do governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito do Município, Colbert Martins, nesta terça-feira (15)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo plano de segurança para Feira de Santana

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O plano de segurança será estabelecido pelo Governador do Estado e pela Prefeitura de Feira de Santana. A confirmação foi realizada nesta terça-feira (15), durante uma reunião do governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito do Município, Colbert Martins.

“O prefeito me ligou semana passada e pediu essa audiência para tratar do tema. Nós marcamos, nos reunimos hoje e, com essa conversa, decidimos criar um grupo de trabalho que já sai daqui com respostas concretas para algumas questões, mas que, na terça-feira (22), volta a se reunir para iniciar a elaboração de um plano de segurança pública para Feira de Santana”, explicou o governador.

De acordo com a Estado e a Prefeitura, alguns pontos foram confirmados com a integração das câmeras de monitoramento, assim como a capacitação de agentes da guarda municipal e a doação de armas para o município. 

Já o encontro, foi realizado na sala de reuniões do gabinete do governador, contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Paulo Coutinho, e do comandante da Casa Militar do Governador, coronel Adalberto Piton. Também participaram o procurador-geral de Feira de Santana, Guga Leal, a secretária de Comunicação do município, Renata Maia, e o secretário municipal de Prevenção à Violência, Saulo Figueiredo.

Em Feira de Santana, o número de mortes e violência teve uma redução de 9,1%. As ações e o resultado da atuação das forças policiais na cidade foram apresentados durante a reunião. 

Segundo a polícia, entre os anos de 2023 e 2024, foram 1.242 pessoas presas em flagrante na cidade, 708 armas apreendidas, cinco fuzis retirados das ruas, quatro lideranças de facções localizadas e cinco detentos transferidos para unidades de segurança máxima. Além de 29 operações especiais, que envolveram as forças de segurança em ações de inteligência e policiamento ostensivo. 

Com a redução dos principais índices de violência este ano, Jerônimo relatou sobre a forte investimento na recuperação e dos equipamentos de segurança em Feira de Santana, com a construção das novas sedes da Rondesp Leste, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), da ronda Maria da Penha, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e com a criação da Companhia Independente de Policiamento Especializado Leste (Cipe Leste). Ao todo, foram R$ 9 milhões investidos pelo Estado nas estruturas de segurança.

“Foi uma reunião objetiva. O governador apresentou os resultados, nós mostramos o que vemos em relação à segurança pública na cidade e ficou a definição de que vamos atuar em conjunto para ampliar as ações de segurança. Feira de Santana tem 300 câmeras que podemos integrar com as da Polícia, o Estado vai treinar nossas tropas, mas não será só isso. Teremos ações amplas a partir do trabalho deste grupo técnico, que volta a se reunir semana que vem”, afirmou o prefeito.

A reunião marcada para a próxima terça-feira (22) irá aprofundar a discussão em questões específicas da cidade, como o entorno da rodoviária e definir ações conjuntas para reduzir ainda mais os índices de violência e fortalecer a sensação de segurança. “Também queremos reunir o Conseg, o conselho de segurança que pensa a segurança pública municipal, e, assim como fazemos no Bahia Pela Paz, ampliar o diálogo com a participação dos empresários, Ministério Público e Tribunal de Justiça, planejando as ações da forma mais segura possível”, finalizou Jerônimo Rodrigues.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário