Governadores cobrarão urgência do Ministério da Saúde em reunião nesta quarta-feira (17)
Estados pretendem vacinar pessoas fora do grupo de risco a partir de maio
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O Ministério da Saúde encerrou, na madrugada desta quarta-feira (17), a reunião preparatória para o encontro com governadores. De acordo com as informações da coluna de Christina Lemos, do R7, os chefes do Executivo nos Estados querem começar a vacinar a população fora do grupo de risco a partir de maio. Os governadores também farão cobranças ao ministério para a definição de um prazo de 72h para que vacinas autorizadas em outros países sejam “validadas” pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Queremos o Ministério da Saúde na coordenação, mas priorizando alternativas de variadas vacinas para imunizar mais cedo. Do contrário, nos sentimos obrigados, pela responsabilidade de salvar vidas, a buscar pelos próprios Estados, comprar mais vacinas para agilizar vacinação", argumentou Wellington Dias (PT), governador do Piauí e coordenador do Fórum de Governadores. Confira abaixo a lista com a principais reivindicações dos governadores.
- Pagamento dos leitos de UTI e clínicos utilizados em cada município
- Requisição administrativa de medicamentos e insumos em falta por parte do Ministério da Saúde
- Solução para que seja sancionada a MP 1003/2020, que estabelece regra para Anvisa em até 72 horas possa validar autorizações de vacinas já aprovadas por outras agências reguladoras e permitindo uso no Brasil de vacinas já em uso em outros países