• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo adota medida que facilita autorização de residência para cerca de 30 mil haitianos no Brasil
Brasil

Governo adota medida que facilita autorização de residência para cerca de 30 mil haitianos no Brasil

Os haitianos terão até o dia 31 de dezembro de 2020 para solicitar a autorização

Por Da Redação
Ás

Governo adota medida que facilita autorização de residência para cerca de 30 mil haitianos no Brasil

Foto: Reprodução | Tv Morena

O governo brasileiro publicou nesta segunda-feira (23), uma portaria que facilita as regras para autorização de residência, na categoria acolhida humanitária, para 30 mil haitianos que aguardam a análise dos pedidos de refúgio para o Brasil, pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Com a publicação da medida, os haitianos que estão no Brasil terão até 31 de dezembro de 2020 para pedir autorização de residência em uma das unidades da Polícia Federal.

A portaria determina que os imigrantes terão de apresentar apenas os documentos que possuem, e de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, as autoridades brasileiras ficarão encarregadas de buscar o restante dos dados.

A quantidade de imigrantes no país se dá devido ás consequências de desastres naturais que acontecem no Haiti desde o início da década como terremotos e furacão, além de uma crise econômica no país que gerou protestos violentos em Porto Príncipe.

De janeiro a novembro deste ano, mais de 13 mil haitianos entraram no Brasil pela fronteira com a Guiana em Roraima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário