Governo analisa ampliar faixa de fronteira na Amazônia para permitir atuação das Forças Armadas
Informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou nesta sexta-feira (21) que o governo federal analisa propor a ampliação da delimitação da faixa de fronteira na região da Amazônia Legal para permitir uma maior atuação das Forças Armadas na região.
De autoria do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a proposta prevê a ampliação da faixa de fronteira dos atuais 150 para 250 quilômetros, o que poderia permitir uma atuação de vigilância das Forças Armadas no território sem que haja necessidade de ações especiais ou convocações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
“O ministro [da Defesa, José] Múcio defende essa tese… Vamos agora, nessa próxima etapa, provavelmente debater esse tema”, disse Dino. Para conseguir realizar a mudança, o governo teria que fazer uma emenda constitucional.
A proposta é uma das ações de segurança que o governo prevê na Amazônia. Entre elas, está também a ampliação do número de bases terrestres e fluviais na região para combater crimes ambientais e outros ilícitos, chegando a 34 postos com presença de policiais federais e dos estados.