• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo apresenta primeiro plano nacional de políticas sobre o uso e o combate às drogas no Brasil
Brasil

Governo apresenta primeiro plano nacional de políticas sobre o uso e o combate às drogas no Brasil

Objetivo do plano é evitar a chamada 'experimentação precoce' dessas substâncias

Por Da Redação
Ás

Governo apresenta primeiro plano nacional de políticas sobre o uso e o combate às drogas no Brasil

Foto: Tom Costa

O Governo Federal informou que, a partir desta quarta-feira (25), o país passa a contar com o primeiro Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad). A iniciativa tem como foco principal integrar boas práticas em um plano de ação de combate ao tráfico de drogas e na valorização de um tratamento humanizado, com foco na reinserção social dos usuários.

O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) votou e aprovou o Planad, por unanimidade, nesta terça-feira (24). Coordenado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a atuação se dará em quatro eixos.

O primeiro eixo, que é o da prevenção, cria o Sistema Nacional de Prevenção às Drogas (Sinap), que é uma plataforma com identificação e avaliação das iniciativas praticadas no Brasil para estruturar as políticas e estratégias como evitar o consumo de drogas, álcool, remédios e tabaco.

O objetivo é evitar a chamada experimentação precoce dessas substâncias e garantir os direitos básicos e as políticas de proteção social para que as crianças e adolescentes não caiam em vulnerabilidade. O trabalho contínuo para a redução da oferta de drogas é mais uma linha de trabalho. O enfrentamento ao tráfico seguirá o viés já praticado pelo MJSP, que é a de retirar os bens dos criminosos, leiloá-los e usar nas ações de repressão contra os próprios traficantes.

Outro eixo integra as políticas de cuidado, tratamento e reinserção social de usuários. O Governo Federal quer garantir ao cidadão com problemas decorrentes do uso de drogas o acesso a todos os programas e serviços de assistência. 

O Plano Nacional de Políticas sobre Drogas faz parte da Política Nacional sobre Drogas, definida em abril de 2019. Agora ele ganha novo viés nas ações públicas: as forças de segurança ampliam o trabalho e incluem o tratamento de dependentes e programas que geram oportunidades de trabalho fora do crime. Além do MJSP, contribuíram com as boas práticas os ministérios da Saúde, Educação, Economia, Defesa, Relações Exteriores e da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário