• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo assina decreto que traça os objetivos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva
Brasil

Governo assina decreto que traça os objetivos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva

O objetivo é dar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social à pessoas com deficiência

Por Da Redação
Ás

Governo assina decreto que traça os objetivos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro assinou na última quinta-feira (11) o decreto que traça os objetivos e eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva, voltado a pessoas com deficiência. O documento deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial da União. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse que "esse é um decreto muito importante, que vai permitir, a nível nacional, as políticas para o desenvolvimento de tecnologias para pessoas com deficiência, visando a redução de preço desses equipamentos, dar mais acesso à mobilidade, melhor qualidade de vida para tantas pessoas que nós temos no país". Na gravação, também estão o presidente Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que é defensora das causas das pessoas com deficiência.

Entre as tecnologias assistivas estão incluídos todos os produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O objetivo é dar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social a esse público.

De acordo com a pasta, o plano tem o potencial de beneficiar cerca de 46 milhões de pessoas, de acordo com o censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.