Governo Biden recorre à suprema corte para remoção de arame farpado na fronteira com o México
Medida marca uma nova escalada na disputa em curso entre Biden e o governador republicano do Texas; entenda
Foto: Pixabay
O governo de Joe Biden enviou um documento para a Suprema Corte dos Estados Unidos com a solicitação de remoção, por parte da Patrulha da Fronteira do país, do arame farpado instalado ao longo da fronteira com o México.
A medida acentua ainda mais a disputa entre Biden e o governador republicano do Texas, Greg Abbott, relacionada à política de fronteira.
A controvérsia gira em torno da autoridade legal da Patrulha de Fronteira para cortar o arame farpado instalado pelo Texas nas margens do Rio Grande. O estado do Texas iniciou uma ação no ano passado para evitar o corte dos fios, argumentando que tal prática destrói propriedades estatais de forma ilegal e prejudica a segurança local.
No mês passado, um tribunal federal de apelações determinou que os agentes da Patrulha de Fronteira interrompessem essa prática durante o andamento do processo judicial. Agora, o Departamento de Justiça apresentou um pedido de emergência à Suprema Corte, buscando reverter essa decisão.
De acordo com documentos judiciais, a administração Biden argumenta que os agentes cortaram os arames para prestar assistência médica aos imigrantes necessitados ou para deter migrantes que já cruzaram o território dos EUA.