• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governo da Bahia adota uso de drones como estratégia para identificar áreas de focos da dengue

Governo da Bahia adota uso de drones como estratégia para identificar áreas de focos da dengue

As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias

Por Da Redação
Ás

Governo da Bahia adota uso de drones como estratégia para identificar áreas de focos da dengue

Foto: Divulgação

O governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia e do Corpo de Bombeiros, e dos municípios, adotou o uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso dos focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Na primeira semana, um drone sobrevoou bairros das cidades de Piripá e Jacaraçi, no sudoeste baiano. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz. 

Nos próximos dias, Ibiacussê, Mortugaba e Barra do Choça também receberão a operação com drone, reforçando as medidas de controle e prevenção da doença. 

Força-tarefa

O combate ao Aedes aegypti tem sido intensificado em diversas regiões do Estado, principalmente no sudoeste baiano. O Governo da Bahia montou uma operação de combate ao mosquito e assistência à saúde em diversas regiões, com a distribuição de larvicidas, equipamentos e carros fumacês para reforçar os trabalhos dos municípios.

Dentre as ações realizadas, estão a aquisição de novos carros fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.

Até o momento há quatro óbitos confirmado pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito, sendo um em Ibiassucê, dois em Jacaraci e um em Piripá.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário