Governo da Bahia assina compra de trens de VLT do Mato Grosso

Vagões foram comprados pelo estado em 2014 e estavam sem uso

Por Da Redação
Ás

Governo da Bahia assina compra de trens de VLT do Mato Grosso

Foto: Eduardo Aiache/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), assinaram um acordo para a aquisição de 40 trens de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do governo mato-grossense. As negociações, finalizadas na quarta-feira (3), foram mediadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sob a liderança do ministro Bruno Dantas Nascimento.

Os trens são destinados à implantação do VLT no subúrbio de Salvador. Desde agosto de 2023, a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos do TCU (Secex Consenso)mediava as negociações para pôr fim aos impasses entre o consórcio construtor e o governo do Mato Grosso, que impediam a destinação de vagões comprados pelo estado em 2014 e que estavam sem uso.

“Não foi fácil, cerca de um ano de negociação, mas este acordo representa um passo crucial para a expansão de nossos sistemas de transporte público na Bahia", comentou Jerônimo Rodrigues.

De acordo com o governo da Bahia, serão investidos R$ 820 milhões para a compra de 40 composições de trens – cada uma com sete vagões. A previsão é efetuar o pagamento em quatro parcelas anuais, iniciando ainda em 2024.

Além disso, o acordo possibilitou uma economia de 37,5% em cada VLT, se comparado com os valores cobrados pela fabricante ROTEM. Em comparação com outro fabricante, a Alstom, a economia total chega a mais de R$ 350 milhões. Outra vantagem, segundo o governo, é o prazo de entrega. A previsão é de receber o primeiro trem em até 12 meses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário