Governo da Bahia assina contrato de US$ 150 milhões para construção da Ponte Salvador-Itaparica
Empréstimo será utilizado na recuperação e duplicação do trecho da BA-001
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O Governo da Bahia firmou um contrato de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento a América Latina e do Caribe, nessa quarta-feira (11), e prevê um empréstimo de até US$ 150 milhões para a recuperação e duplicação do duplicação do trecho da BA-001, que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica.
Parte dos recursos também será destinada ao financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP).
“A construção de uma obra de tanto impacto, como é a Ponte Salvador-Itaparica, demanda um planejamento financeiro adequado. Dentro do cronograma do que estamos aportando de recursos, as conversas com órgãos multilaterais, com agências de fomento, fazem parte. Então, é um valor significativo, mas é uma parte do planejamento financeiro que já está desenhado, garantido, para que a ponte Salvador-Itaparica seja uma realidade”, destacou o secretário da Fazenda, Manoel Vitório.
A execução do projeto será realizada no âmbito de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:
Trecho 1 - Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 - Ponte Salvador-llha de Itaparica;
Trecho 3 - Chegada da Ponte à llha de Itaparica;
Trecho 4 - Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na Ilha de Itaparica;
Trecho 5 - Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.
O contrato de financiamento do projeto inclui medidas de mitigação ambiental e social. Elas serão adotadas para reduzir os impactos do empreendimento, respeitando as salvaguardas ambientais do CAF e as normas ambientais vigentes no estado e no país.