Governo da Bahia autoriza realização de concursos para universidades estaduais baianas
Ao todo serão 286 vagas divididas entre professores auxiliares e professores assistentes
Foto: Camila Souza/GOVBA
A autorização para a realização de concursos públicos para professores, contemplando as quatro universidades estaduais da Bahia, foi publicada na edição desta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, serão 286 vagas distribuídas entre professores auxiliares e professores assistentes, com regimes de 20 e 40 horas.
Entre as Universidades contempladas estão a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Na última quinta-feira (14), o governador do Estado, Rui Costa (PT), afirmou, através de seu Twitter que tinha autorizado a realização do concurso público. De acordo com o gestor, o processo vai contribuir com o crescimento das instituições e reforça as bases da educação de qualidade com ensino, pesquisa e extensão.
Nesta quinta, assinei autorização para a realização de concurso público para professores para as quatro universidades estaduais da Bahia. São 286 vagas. Vai contribuir com o crescimento das instituições e reforça as bases da educação de qualidade com ensino, pesquisa e extensão.
— Rui Costa (@costa_rui) April 14, 2022
As 286 vagas são divididas em 161 para professor auxiliar e 125 para assistente. Desse total, 134 professores auxiliares serão direcionados para a Uneb; para a Uesb estão previstos 89 profissionais, sendo 21 professores auxiliares e 68 assistentes; a Uesc irá contar com 49 professores novos, sendo quatro auxiliares e 45 assistentes. As 14 vagas para docentes da Uefs serão divididas em duas para professor auxiliar e 12 para assistente.
No mesmo documento foi relatado ainda que estão sendo convocações para 47 aprovados em concurso realizado em 2018, ampliando o quadro de professores da Uesc e Uefs. Deste total, são 15 auxiliares e 32 assistentes.