Governo da Bahia determina desapropriação de terreno na Ilha de Itaparica para ampliação de hospital geral
A previsão é que as obras sejam entregues no primeiro trimestre de 2025

Foto: Reprodução/Google Street View
O governo da Bahia determinou a desapropriação de um terreno na Ilha de Itaparica para a ampliação do Hospital Geral de Itaparica (HGI). De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou estudos e projetos para o espaço, que conta com uma área de 8.553,81m².
A reforma completa foi anunciada em outubro do ano passado e o valor total é de cerca de R$ 8,3 milhões, que serão utilizados para a reestruturação da unidade e ampliação de áreas do abrigo de resíduos, central de gases e subestação abrigada. A previsão é que as obras sejam entregues no primeiro trimestre de 2025.
A Sesab com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai realizar os procedimentos administrativos e judiciais, conforme o decreto. O pagamento da indenização para a desapropriação também será feito pelo a gestão estadual.
Segundo o órgão, o hospital vai ofertar atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato - ortopédica e em Saúde Mental; internação hospitalar nas especialidades de Clinica Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnóstico em patologia clínica, anatomo- patologia, imagem, métodos gráficos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.