Coronavírus

Governo da Bahia diz que compra de três mil caixas de Ivermectina é para tratamento de piolhos

Em abril, a Sesab autorizou a prescrição do conjunto da hidroxicloroquina e azitromicina para tratamento da Covid-19

Ás

Governo da Bahia diz que compra de três mil caixas de Ivermectina é para tratamento de piolhos

Foto: Reprodução

O Governo da Bahia soltou uma nota para esclarecer a compra de três mil caixas de Ivermectina pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgadas em Diário Oficial nesta terça-feira (21).

Leia também >> Sesab compra três mil caixas de Ivermectina

De acordo com a Sesab, o medicamento defendido pelo presidente Jair Bolsonaro para tratamento da Covid-19 foi comprado para o tratamento de sarnas, piolhos e lombrigas nos hospitais públicos do Estado. 

"Pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19) ou não, podem ter outras patologias associadas, como hipertensão, diabetes, dentre outras. No que tange as aquisições de ivermectina por duas unidades estaduais, a resposta é simples e não tem qualquer relação com o coronavírus: o fármaco faz parte do grupo dos antiparasitários com ação em vários vermes e parasitas como os nematódeos, em especial o Strongyloides stercoralis, além de combater ácaros como o Sarcoptes scabiei, entre outros. Não pode-se permitir, portanto, o desabastecimento de unidades hospitalares, sob risco do não tratamento de diversas infecções, tais como: Estrongiloidíase intestinal, causada por Strongyloides stercolaris; 
- Oncocercose, cuja origem é o parasita Onchocerca volvulus; 
- Elefantíase (filariose), cuja origem é o Wurchereria brancrofti; 
- Lombriga (ascaridíase), causada pelo Ascaris lumbricóides; 
- Sarna (escabiose), originada pelo ácaro Sarcoptes scabiei; 
- Piolhos (pediculose), causada pelo ácaro Pediculus humanus capitis", diz a nota.

No combate aos parasitas, o governo da Bahia comprou sem licitação, três mil caixas do medicamento. 

Vale lembrar que em abril, a Sesab autorizou que médicos prescrevessem o uso conjunto da hidroxicloroquina e azitromicina para tratamento da Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário