• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governo da Bahia oficializa rompimento com concessionária do VLT do Subúrbio

Governo da Bahia oficializa rompimento com concessionária do VLT do Subúrbio

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado

Por Da Redação
Ás

Governo da Bahia oficializa rompimento com concessionária do VLT do Subúrbio

Foto: Divulgação/Skyrail

O rompimento do governo da Bahia com o consórcio Skyrail Bahia, para a construção do VLT do Subúrbio de Salvador, foi divulgado oficialmente na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE). 
 
A decisão de romper com o consórcio, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, foi bilateral, ou seja, foi acordado entre o governo e as empresas. 

Em agosto, o Governo do Estado já havia anunciado o rompimento do contrato com a concessionária responsável pela implantação do VLT do Subúrbio. A medida aconteceu após a avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pelo consórcio. 

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) havia apontado a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. 

O projeto do VLT foi assinado em 2019, com o Consórcio Skyrail. O transporte deve substituir os trens do Subúrbio da capital baiana, que foram desativados em 2021. Na época, a expectativa era que um trecho do VLT estivesse funcionando em 2023, o que ainda não aconteceu. Dos iniciais R$ 1,5 bi para a conclusão do VLT, o valor atual é de R$ 5,2 bilhões, um aumento de 246%. 

O secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, informou na última segunda-feira (9) que será criada uma Comissão de Solução de Controvérsia para discutir os novos preços do VLT e também da ponte Salvador-Itaparica. 

Governador da Bahia demonstra interesse em construção do VLT do Subúrbio ser por recursos do PAC

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) expressou, nesta quarta-feira (11), o seu desejo para que as obras do VLT do Subúrbio, em Salvador, fossem realizadas através dos recursos públicos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e depois realizar uma concessão através de Parceria Público-Privada (PPP).

O petista destacou que espera ter novidades em breve e prometeu trabalhar para que a população do Subúrbio tenha mobilidade garantida o quanto antes. 

"Eu espero que essa semana tenhamos novidades. Uma coisa eu garanto, eu vou trabalhar para que o Subúrbio, que é um trecho que a gente já tinha esse comprometimento, tenha de imediato uma mobilidade garantida, com preço bom e com qualidade", concluiu. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário