Governo da Bahia pede ao TJ suspensão da retomada de aulas
PGE argumenta que o retorno das atividades pode provocar um aumento de casos no estado
Foto: Divulgação
O Governo da Bahia, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), entrou com um pedido no Tribunal de Justiça para suspensão da retomada das aulas nas redes de ensino público e privada do estado. O pedido foi feito na sexta (12), após a 6ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Salvador determinar o retorno das aulas até o dia 1º de março. As aulas estão suspensas desde março do ano passado por causa da pandemia da covid-19.
No documento, a PGE diz que a decisão para a retomada das atividades escolares representa uma "grave ofensa à saúde e ordem públicas" porque podem gerar um aumento de casos da doença no estado.
A PGE reconhece que "o desejo de todos, na Bahia, é que os alunos retornem às suas atividades presenciais, ao convívio e ao amparo das escolas. Hoje, entretanto, esse retorno é tecnicamente inviável, e acarretará uma crescente, exponencial e dramática contaminação do vírus e expansão da covid-19 no estado".
O órgão estadual também justificou o pedido com o crescimento de casos da doença na Bahia. Só nos últimos cinco dias, o índice de novos infectados subiu 1,99% e o estado já ocupa o terceiro lugar com maior número de casos em todo o Brasil.