• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Governo da França anuncia plano para retirar moradores de rua em Paris para Jogos Olímpicos
Mundo

Governo da França anuncia plano para retirar moradores de rua em Paris para Jogos Olímpicos

Prática de 'limpar' cidades também foram utilizadas por outros países

Por Da Redação
Ás

Governo da França anuncia plano para retirar moradores de rua em Paris para Jogos Olímpicos

Foto: Reprodução

A mais de 500 dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o ministro da Habitação da França, Oliver Kelin, afirmou na quinta-feira (25), que o governo tem um plano de retirar os moradores de rua da cidade-sede do evento. 

Segundo ele, os sem-teto serão levado para cidades vizinhas da capital. Mas, a medida foi criticada por prefeitos das cidades e vilas que deverão abrigá-los. 

Contudo, apesar da polêmica, essa não é uma prática nova em Olimpíadas. Outras cidades que foram sede, como (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), também tomaram atitudes semelhantes em relação à população mais pobre do país.

Em Pequim, por exemplo, a estratégia do governo para esconder a pobreza foi a construção de um muro. O "paredão" disfarçava casas antigas minúsculas, além de lojas populares e centros comerciais desgastados. 

No Rio de Janeiro, o que chamou atenção foi a adesivagem dos painéis da Linha Vermelha, a principal via de acesso ao aeroporto internacional.

Do outro lado do "muro" fica o Complexo de Favelas da Maré, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro. De acordo com o secretário Antonio Pedro Figueira de Mello, na época, a única função dos adesivos, que faziam alusão aos Jogos, era embelezar a cidade, sem nenhuma intenção de esconder a favela dos olhos dos visitantes que chegavam ao Rio.

Paris 2024

Para a Olimpíada na França, o projeto foi iniciado em março, quando o governo francês solicitou às autoridades que criassem "instalações regionais temporárias de acomodação" para comportar todo o fluxo dos moradores que serão expulsos da capital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.