Mundo

Governo de Israel reconhece falha em prever atentados do Hamas

Conselheiro de Segurança de Israel comentou o conflito e descartou negociações com o grupo terrorista

Por Da Redação
Ás

Governo de Israel reconhece falha em prever atentados do Hamas

Foto: UN News

Em uma entrevista coletiva no sábado (14) o conselheiro de Segurança de Israel, Tzachi Hanegbi, admitiu que o governo israelense falhou ao não conseguir antecipar os atentados do grupo terrorista Hamas. Hanegbi destacou que, após o conflito em 2021, acreditava-se que o grupo havia sido neutralizado. Ele enfatizou que o atual objetivo é evitar que o Hamas se torne novamente uma ameaça ativa e soberana na Faixa de Gaza.

Quando questionado sobre as negociações para a libertação de reféns, Hanegbi ressaltou a dificuldade de negociar com um inimigo que Israel se comprometeu a eliminar, tornando as negociações atuais impraticáveis.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou o exército israelense fora da Faixa de Gaza no mesmo dia e questionou a prontidão das forças militares para um possível contra-ataque.

Os recentes ataques do grupo Hamas a Israel não apenas expuseram a vulnerabilidade do país e questionaram a eficácia de seu sistema de segurança, mas também afetaram a imagem de Benjamin Netanyahu. Críticos apontam que sua obsessão com os assentamentos na Cisjordânia e sua aliança com a extrema-direita foram fatores que contribuíram para a atual situação. 

Até o momento, o conflito já matou mais de 3.000 pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.