Governo de SP deve anunciar nova fase de flexibilização nesta sexta-feira (26)
O governo contabiliza 25 mil casos de Covid-19 a menos na cidade de SP que prefeitura
Foto: Reprodução
O governo de São Paulo deve anunciar nesta sexta-feira (26) a fase amarela de flexibilização da quarentena, mesmo contabilizando 25 mil novos casos confirmados de Covid-19 a menos do que os dados oficiais divulgados pela Prefeitura de São Paulo. A variação de casos semanais é um dos cinco critérios de saúde usados para autorizar a reabertura de setores econômicos.
Na fase amarela é permitida a reabertura com restrições de bares e restaurantes e salões de beleza. Atualmente, a capital está na fase laranja, em que estão liberados o comércio de rua, shoppings e outros serviços não essenciais.
O Centro de Contingência da gestão João Doria (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (25), que o interior do estado ultrapassou a capital pela primeira vez no número total de casos confirmados do novo coronavírus. Segundo João Gabbardo, até a quarta-feira (24) a capital havia registrado 113.261 casos confirmados. Já o interior, teria registrado 125.561.
No entanto, o boletim epidemiológico da Prefeitura de São Paulo aponta que a cidade registrou no mesmo período 138.339 casos confirmados da doença. A diferença é de mais de 25 mil casos e o valor supera o do interior. A doença, portanto, ainda estaria concentrada na capital, ao contrário do que diz o governo estadual.
Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (25), o diretor de Controle de Doenças do estado, Paulo Menezes, afirmou que a inconsistência será analisada nesta sexta-feira pelas equipes de saúde e será corrigida.
Na segunda-feira (22), o secretário do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, já havia afirmado que o interior ultrapassou a capital pela primeira vez em novos casos semanais de Covid-19. Segundo Vinholi, na semana entre 15 e 21 e junho o interior registrou 17.932 novos casos, e a capital 15.342.
No entanto, os boletins diários da prefeitura apontam 21.463 novos casos confirmados neste mesmo período. Também acima do valor apontado para o interior.