Governo do Estado exonera seis lideranças da Seap
Motivo da decisão não foi revelado

Foto: Farol da Bahia
Após três fugas registradas em presídios baianos nos últimos sete meses, o Governo da Bahia exonerou seis lideranças da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (26).
Além das fugas, como a do Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foram descobertas regalias para presos que teriam aval de servidores. No entanto, os motivos das exonerações não foram divulgados.
CONFIRA: Momento que 16 detentos fogem de presídio na Bahia é registrado por câmera de segurança
Para ocupar as lacunas deixadas com a decisão, duas pessoas tiveram seus cargos modificados na Seap. Entre elas, está Luiz Cláudio Santos da Silva, que deixa de ser diretor da Cadeia Pública de Salvador e passa a ocupar a Superintendência de Gestão Prisional, no lugar de Luciano Teixeira Viana.
Além dele, Archimedes Benício Leite Neto, até então diretor do Conjunto Penal de Juazeiro, substituirá Alan Vitor da Silva Santos, que estava na Diretoria de Superintendência.
As outras exonerações ocorreram em cargos de coordenação e apoio técnico. Confira:
- Diego de Oliveira Pinto - Coordenador Técnico do Núcleo de Apoio
- Alexandra Souza Silva - Coordenadora Técnica do Núcleo de Apoio
- Max Venicio da Silva Santos - Coordenador Técnico da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia
- Ruan Victor Freire Rodrigues - Assessor Técnico da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia
LEIA TAMBÉM:
Ex-diretora de presídio na Bahia é presa suspeita de facilitar fuga de 16 detentos
MP-BA denuncia ex-diretora do presídio de Eunápolis por corrupção e envolvimento com facções
Dois suspeitos de participação na fuga de 16 detentos morrem em confronto com a polícia na Bahia