• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governo do Estado intensifica combate à dengue em Vitória da Conquista com uso do fumacê
Bahia

Governo do Estado intensifica combate à dengue em Vitória da Conquista com uso do fumacê

Ação é resposta ao alarmante aumento de casos no município

Por Da Redação
Ás

Governo do Estado intensifica combate à dengue em Vitória da Conquista com uso do fumacê

Foto: Divulgação

O Governo do Estado anunciou uma medida emergencial para conter o avanço da dengue em Vitória da Conquista e liberou uso intensivo do Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê. Com o registro de um aumento alarmante de 1.100% nos casos da doença em comparação com o mesmo período do ano anterior, serão disponibilizados oito veículos para pulverização na cidade a partir da próxima segunda-feira (26), com início previsto para terça-feira (27).

Esta não é a primeira vez que o fumacê é utilizado na região; entre agosto e novembro de 2023, a medida já havia sido adotada, destacando as falhas no planejamento e execução das políticas de saúde municipais diante do elevado índice de infestação na cidade. 

Vitória da Conquista registrou um total de 1.560 casos de dengue até a sétima semana epidemiológica de 2024, um aumento expressivo em relação aos 130 casos notificados no mesmo período do ano anterior.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatiza a importância de uma abordagem equilibrada para o controle do vetor e destaca a necessidade de ações preventivas. “O Governo do Estado está comprometido em apoiar os municípios, mas é fundamental que cada ente cumpra com suas responsabilidades. É imprescindível intensificar a limpeza urbana e promover a mobilização da sociedade antes de recorrer ao fumacê, pois a dependência excessiva dessa medida pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença”, ressalta a secretária.

Além do combate ao vetor, a capacidade de assistência aos pacientes com dengue também está em foco. Com a sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual devido à falta de estrutura nas unidades municipais de saúde, é necessário um investimento na infraestrutura de saúde local. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.