Governo e servidores federais em greve se reúnem nesta sexta (19) em busca de um acordo
Algumas das principais exigências da categoria são a reestruturação das carreiras, reajustes salariais e a recomposição do orçamento da Educação
Foto: Reprodução/TV Globo
Após um impasse entre o governo e servidores e professores das universidades e institutos federais em greve, um acordo pode ser fechado, nesta sexta-feira (19). Isso porque representantes dos Ministérios da Educação e da Gestão vão se reunir com integrantes da categoria.
Algumas das principais exigências da categoria são a reestruturação das carreiras, reajustes salariais e a recomposição do orçamento da Educação. No entanto, o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, já descartou qualquer possibilidade de reajuste salarial este ano, devido às limitações do orçamento.
Até o momento, mais de 60 universidades e quase 80 institutos federais tiveram suas atividades paralisadas total ou parcialmente por conta da greve.
No Espírito Santo, os portões da Universidade Federal estão fechados desde segunda-feira (15). Onze mil alunos estão sem aula. Também há greve em instituições federais de Estados como Paraná, Ceará, Maranhão, Pará, e no Distrito Federal.