Saúde

Governo edita MP que permite barreiras sanitárias em áreas indígenas

Medida visa controlar trânsito de pessoas e mercadorias

Por Da Redação
Ás

Governo edita MP que permite barreiras sanitárias em áreas indígenas

Foto: Alex Pazuello/Semcom

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória (MP) que permite a instalação de barreiras sanitárias em áreas indígenas. Segundo o governo, o objetivo da MP é  controlar o trânsito de pessoas e de mercadorias direcionadas a essas regiões, para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

As barreiras serão feitas por servidores públicos federais ou por militares. A Fundação Nacional do Índio (Funai) será a responsável pelo planejamento e pela operacionalização das ações de controle das barreiras, bem como pelo pagamento das diárias dos servidores que forem solicitados para o trabalho.  Ainda conforme a MP, a participação de servidores estaduais, municipais e do Distrito Federal deverá ser solicitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Editada por Bolsonaro em casos de urgência e relevância, a medida provisória tem força de lei e já começa a valer desde sua edição. 

O prazo inicial de vigência é de 60 dias, podendo ser prorrogado automaticamente por igual período, caso não tenha sua votação concluída pelo Legislativo. Se não for apreciada em até 45 dias, contados da sua publicação, entra em regime de urgência, sobrestando a pauta de votações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.