• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo enviará mais 149 brigadistas para combater incêndios no Amazonas, diz Marina
Brasil

Governo enviará mais 149 brigadistas para combater incêndios no Amazonas, diz Marina

Ministra do Meio Ambiente afirma que 289 agentes atuam contra queimadas que atingem o Estado

Por Da Redação
Ás

Governo enviará mais 149 brigadistas para combater incêndios no Amazonas, diz Marina

Foto: Reprodução/MMA

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o governo está empenhado em combater os incêndios florestais no Amazonas, enviando mais brigadistas para ajudar. Ao todo, mais 149 profissionais serão enviados, somando 289 agentes com os que já estão no combate aos focos de incêndio na região. Marina destacou ainda a importância da competência técnica e persistência nesse trabalho.

“O principal vetor das queimadas é o desmatamento. Não existe fogo natural na Amazônia. Ou o fogo é feito propositalmente por criminosos, ou é a transformação da cobertura vegetal”, disse Marina em entrevista a jornalistas em Brasília. 

Situação crítica

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este é o mês de outubro com o maior número de queimadas no estado nos últimos 25 anos, desde que os dados começaram a ser compilados em 1998.

Satélites de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram, na quinta-feira (12), 1.664 focos de incêndio ativos no Amazonas. Os municípios em pior situação são Autazes, com 141 focos de fogo, e Careiro, com 110.

Atuação dos brigadistas

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, informou que os brigadistas serão enviados para o Amazonas entre este sábado (14) e a próxima segunda-feira (16). Serão 119 profissionais do Ibama e 30 do ICMBio.

"Nós estamos reforçando [o auxílio], entre hoje [sexta-feira] e segunda-feira, com mais quase 150 brigadistas. São brigadistas que estão sendo retirados de outras regiões do país para reforçar as ações no estado do Amazonas. São brigadistas do Ibama e do ICMBio”, afirmou Agostinho.

Agostinho afirmou que 140 brigadistas do Ibama e do ICMBio já estão atuando no Amazonas. Com o reforço anunciado nesta sexta-feira, o número de profissionais na operação subirá para 289.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.