Governo estende a isenção de visto a turistas de Canadá, EUA e Austrália
Visto de viajantes dessas nacionalidades iria voltar a ser exigido novamente no Brasil a partir desta quarta-feira (10)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governo federal divulgou, na noite de terça-feira (9), um decreto que prorroga por um ano a isenção de vistos a turistas de Canadá, Estados Unidos e Austrália. O visto de viajantes dessas nacionalidades iria voltar a ser exigido no Brasil a partir desta quarta-feira (10).
A prorrogação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), faz parte de um acordo articulado na Câmara dos Deputados.
Esta foi a terceira vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou a volta da exigência do visto para canadenses, australianos e norte-americanos.
A segunda foi em janeiro deste ano. Na época, a RECORD apurou que a justificativa do governo para mudar a data foi para não atrapalhar o setor de turismo, que aponta a necessidade de maior prazo para a emissão antes da cobrança dos vistos, em período de alta temporada de viagens.
Pelo novo decreto publicado nesta terça, os vistos voltarão a ser exigidos somente a partir de 10 de abril de 2025. A medida revogada tinha o objetivo de estabelecer a reciprocidade de ações entre os países, uma vez que os brasileiros continuam precisando de visto para entrar nesses territórios.
Números da Polícia Federal, do Ministério do Turismo e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) mostram que mais de 750 mil visitantes dessas nacionalidades vieram ao Brasil em 2023.
Foram 593.246 visitantes dos Estados Unidos, a segunda maior quantidade no ano, atrás apenas da Argentina, com 1,7 milhão. O Canadá é o 15º na lista de turistas, com 75.952. A Austrália está em 18º, com 42.068 visitantes, e o Japão, com 38.826 viajantes, em 20º lugar.