Governo estende reforço na segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró por mais 60 dias
Oficiais da Força Penal Nacional ficarão na unidade federal até o dia 21 de junho
Foto: Depen/Divulgação
O uso da Força Penal no reforço da segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) foi renovado pelo Ministério da Justiça por mais 60 dias. Uma portaria com a medida foi publicada na madrugada desta terça-feira (23).
Os oficiais da Força Penal foram encaminhados à Mossoró em fevereiro, depois da fuga de dois detentos da penitenciária de segurança máxima. Os fugitivos foram recapturados no Pará no início de abril.
No total, 50 agentes da Força Penal foram enviados ao Rio Grande do Norte. A previsão era de que o grupo ficasse no estado até 22 de abril. Agora, com a renovação determinada pelo
Ministério da Justiça, a equipe permanecerá em Mossoró até 21 de junho.
Além do reforço na segurança externa da penitenciária, as equipes da Força Penal Nacional também estão fazendo o treinamento de agentes dentro do presídio. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
A Força Penal é diferente da Força Nacional de Segurança Pública, que também foi acionada para auxiliar nas buscas pelos dois fugitivos de Mossoró.
Enquanto a Força de Segurança Pública é composta por policiais e bombeiros militares, além de policiais civis e peritos, a Força Penal reúne profissionais penais de referência nos estados.